22.12.10

Alexandre Henriques Oliveira




"Tento pensar como um menino de cinco anos"

Alexandre Henriques Oliveira nasceu há 65 anos, em Lisboa, mas hoje ainda é o dia em que continua a lutar por se manter uma criança. "Tento pensar como um menino de cinco anos", confessa um homem que personaliza a terceira geração de uma família ligada ao negócio das diversões desde 1943. "O meu avô criou a Sociedade Lusitânia de Atracções e, com pistas de automóveis eléctricos, calcorreava o país.

A empresa chegou a ser uma das maiores da Europa", lembra.

Já com o pai de Alexandre Oliveira na liderança da empresa, a família fixou-se na então recém-inaugurada Feira Popular de Lisboa e por aí se manteve até à sua extinção.

Entretanto, é o próprio Alexandre Oliveira, quando partilha a administração da Lusoparques com cinco irmãos e primos, a estar na origem da Bracalândia. Em Braga ficou 17 anos, até que Câmara Municipal local recusa renovar o contrato de aluguer dos terrenos e dita o fim do parque temático.

"Ainda não está tudo resolvido relativamente a esse processo", diz, sem mais palavras, o licenciado em História que sempre preferiu as estórias da imaginação.

Em Penafiel, Alexandre Oliveira já tem a colaboração da filha que, aos 33 anos, garante a continuidade do clã num sector que também não ficou imune à crise.

"Velho não me sinto, mas sinto-me cansado. Porém, se parar morro", admite, por fim, Alexandre Oliveira.

Publicado por: verdadeiro olhar
link: http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?id=11913&secao=destaque

4 comentários:

  1. Será que me podia fornecer o e-mail deste senhor Miguel? Gostaria de entrar em contacto com ele para um trabalho académico que estou a desenvolver sobre a feira popular. Se for possível, envie-me entao o contacto do sr Alexandre para catarinadsmira@gmail.com

    Obrigada Catarina Mira

    ResponderEliminar
  2. Não tenho o mail deste senhor. Fico na esperança que este senhor leia o seu comentário e lhe possa responder.
    Pessoalmente e pelo blog, gostaria muito de saber por onde andam as diversões da Sociedade Lusitana de Atracções da Feira Popular de Lisboa. Quais foram abatidas. etc. etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandre, sou a Fatima Zahira será que ainda se lembra ? Caso sim envie-me o seu email para o meu fatimazahira.psictarot@gmail.com

      Eliminar
  3. Um grande abraço com recordações de Nampula e um célebre jogo de xadrez maconde q nunca chegou a ver a luz do dia. De novo um forte abraço

    ResponderEliminar